sexta-feira, 24 de abril de 2009

O poder das comunidades on line

comunidades on line já fazem muitos trabalhos enormes, softwares como o Eclipse, o Jude, Comunidade Rails provando que pessoas de diferentes países e culturas conseguem trabalhar em prol de um objetivo, os casos citados acima são de softwares para desenvolvedores de software.

Mas será que apenas software é possível fazer usando esse método?

- Acompanhar o transito on line - em matéria publicada em aCritica mostra o uso o twitter para acompanhar como anda o trânsito na cidade, os motoristas enviam mensagem para o site, orientando assim os outros motoristas, evitando passarem por trechos congestionados, por exemplo. "Com dicas e orientações sobre o trânsito da cidade, o serviço está confirmando uma tendência mundial de uso de redes sociais via Internet que hoje só perde para o Orkut." conforme cita a matéria. Essa forma de uso acontece também no Rio g1.

E, se fosse possível criar comunidades para fazer outros projetos, que não fossem apenas softwares, tais como, projetos de transparência no poder público, gastos públicos, obras. Como fiscais da lei, comunidades para verificar quem está fora da lei. Comunidades para fazer estudos de qualquer coisa, exemplo, pesquisas sobre tratamento do lixo em cidades.

- Usar o twitter para ter uma rede, entre doadores de sangue. Assim, os doadores iriam seguir a necessidade do Hemo centro de sua cidade.

- Eh..e o twitter esta surgindo como uma ferramenta pra organizar brincadeiras em larga escala, digo em escala mundial (como a guerra de travesseiros GuerraTravesseiros) apesar de ser uma brincadeira, isto nos mostra como podemos agora interagir em escala mundial, tão facilmente. Eis que surge "MOBrasil News: O Seu centralizador de intervenções e mobilizações urbanas." moBrasil

- Comunidades alterando resultados de Reality Shows TvContato Isso mesmo, criaram uma comunidade com cerca de 100 MIL membros e aparentemente fez a direfença na votação do BBB10.

Redes sociais e o Marketing - "Na agência de prestação de serviços de marketing TV1 não é diferente. Seu presidente, Sérgio Motta Mello, diz que seu negócio prosperou num ambiente sem barreiras entre as mídias online e offline. E isso, segundo ele, faz diferença no atual cenário. ‘As redes sociais apenas explodiram as pontes entre os consumidores e as marcas’, diz. ‘Antes as manifestações das pessoas ficavam estranguladas nos call centers. Isso mudou, porque esse filtro deixa de existir no mundo conectado.’ " ObservatórioImprensa

Redes sociais e o apoio a democracia ou ao governo - Assessora de política fiscal e orçamentária do Inesc, Eliana Magalhães disse: "A democracia tem que sair do ponto de vista formal de mero voto nas urnas e avançar para participação do cidadão nas decisões que vão sendo tomadas." Neste ponto o uso de comunidades on line seria muito importante e relevante. Com base em reclamações no orkut o CPTM de São Paulo instalou um painel indicando quando deveria passar o próximo trem aCritica.

Comunidades no business - infoPulse afirma "Quando gerida eficientemente uma Comunidade OnLine permite":
* Relacionamento estendido (Extended costumer relationships)
* Conhecimento estendido do cliente (Extended Costumer Insight)
* Gestão estendida de conhecimento (Extended Knowledge Management)

Redes sociais como auxílio a solução de crimes _ "A polícia das Filipinas relatou nesta quarta-feira ter usado a rede social Facebook para identificar um técnico de informática suspeito de ter assassinado nove pessoas. A polícia capturou o suspeito, Mark Dizon, 28 anos, em San Francisco, norte de Manila." Terra

Apesar do grande crescimento segundo aponta tahianadegmont principalmente na América Latina, essas redes não tem um objetivo específico como as primeiras que apresentamos, porém tem um grande potencial.

Um Estudo analisou o uso do Twitter como fonte sobre medicamentos minhaVida

Kolko e Reid estudaram o fracasso das comunidades, estudo importante uma vez que mostra como uma comunidade pode ir ao fracasso e assim prover meios para que a comunidade dure e consiga atingir seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário